quarta-feira, 25 de abril de 2012

5° ano 2012 - Dia do Índio





História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Visita dos alunos do 5° ano a BPA

Afogados é uma das mais antigas povoações do Recife, datando, aproximadamente, de 1593, local de ocupação dos holandeses e foco de várias rebeliões.
No largo da Paz, a capela, a fábrica de cigarros Souza e Cruz, o depósito e a oficina de bondes de Pernambuco Tramways & Power Company Ltd.

Projeto e a construção do edifício esteve sob os cuidados do arquiteto Fernando Menezes, da Prefeitura, enquanto o mobiliário foi desenhado por Aloísio Magalhães. O prédio localizado em meio a uma pequena praça traz para os bibliotecários e para os moradores locais algumas vantagens em relação ao acervo e ao livre acesso às estantes.

A inauguração em 12 de janeiro de 1955, revestiu-se de caráter solene, com a presença de autoridade civis e militares. O discurso de inauguração esteve a cargo de um representante dos estudantes residentes nos arredores. Em sua fala, a biblioteca é colocada como um prêmio, “fruto do esforço e do trabalho incansável daqueles que tudo têm feito por nossa capital”. Não é mencionado se houve reivindicação dos habitantes do bairro, mas sim o empenho do Vereador Antônio de Souza e do diretor da DDC, Dr. José Césio Regueira Costa, como únicos responsáveis por aquela instituição.
“a biblioteca é a maneira mais fácil de levar cultura às camadas mais baixas da população”, daí a obra ser “benéfica ao povo”. (Antônio de Souza).






Páscoa 2012













Comemorando a Páscoa e celebrando a vida.

A cidade do Recife completa 475 anos . 2012

A cidade do Recife completa 475 anos, e os alunos do 5° ano fazem um passeio histórico com tia Liane.
Visitamos a estação terminal do metrô  do Recife, o teatro Apolo, Praça do Arsenal da Marinha, Marco Zero de Pernambuco, Paço Alfandega, Igreja  Madre de Deus, entre outros pontos históricos.















Foi um passeio maravilhoso, onde os alunos ficaram encantados com a nossa cidade.